Computação nas nuvens - ou cloud computing - é a mais nova tendência no desenvolvimento de softwares. Com esta filosofia não será mais necessário instalar softwares poderosos no seu computador, pois eles estarão nas "nuvens da internet", com acesso livre para qualquer computador com um browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari, Opera).
A Google e a IBM saíram na frente deste mercado: caso você utilize o Gmail, já pode ter usado um aplicativo nas nuvens sem mesmo ter percebido. Ao abrir um documento do Word, Power Point ou Excel através do Gmail, você acessa o Google Docs, aplicativo muito parecido com o Microsoft Office ou o Sun Open Office, mas que funciona inteiramente pela internet.
A Microsoft não quer ficar para trás: está desenvolvendo uma versão do Office que também funcionará pela internet, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010. A Adobe, por sua vez, lançou uma versão online do Photoshop que permite, além de editar suas fotos, armazená-las gratuitamente.
No futuro programas muito mais poderosos surgirão "por nuvens", dividindo o processamento entre o seu computador e a internet; assim os fabricantes poderão fazer computadores mais baratos, mais leves e portáteis.